Histórias em Quadrinhos: Bandeirinha (6 edições)

Olá! Seja bem-vindo ao primeiro capítulo da nova saga de Bandeirinha e sua turma!
Espero que ao longo desta história possamos aprender muitas coisas a respeito dos atuais valores da sociedade, das conseqüências de ações agressivas e impensadas contra a natureza, e do olhar que precisamos adotar com relação a nós mesmos e ao planeta em que vivemos.

O Projeto Bandeirinha nasceu em Outubro de 2008, após eu participar de um evento cujo tema era o meio ambiente. Esse evento me inspirou a tentar fazer a minha parte, de alguma forma, pelo nosso planeta.

Sempre acreditei que os games e os quadrinhos pudessem ser ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, por isso resolvi criar um projeto voltado para educação ambiental. Inicialmente, pretendia trabalhar apenas em um game, mas com o tempo optei por deixar o projeto sem uma mídia definida, para que eu pudesse aproveitá-lo da melhor forma possível.

Quando comecei a produzir os quadrinhos do Bandeirinha, não poderia imaginar o
quão longe ele poderia me levar. Depois dele vieram outros trabalhos, outros personagens...

Participações em vários projetos, menções na Revista Mundo dos Super Heróis e até mesmo um Troféu Ângelo Agostini em 2017 (como roteirista de Protocolo: A Ordem, eleita o Melhor Lançamento Independente de 2016)!!

Espero que você goste da saga de Bandeirinha e seus amigos! E caso queira fornecer
algum feedback após a leitura, basta enviar um e-mail ou postar no meu blog! A porta está sempre aberta!!

Thiago Silva

E-book: História Ilustrada - Relatos da Cultura e História Mbya Guarani sob a Ótica Indígena

"Meu nome em Guarani Mbya é Kuaray e em português é Francisco Moreira Alves, moro aqui na aldeia Nhu Porã e sou professor. Vou contar como começou este trabalho. Aqui na aldeia tem muitas pessoas e crianças que estudam e aprendem o português. Por isso fizemos esse livro contando sobre nosso modo de vida, os alunos que fizeram o desenho e escreveram a história nas duas línguas: mbya guarani e português.

Este livro foi produzido por nós mesmos, para nossa comunidade e para outras pessoas poder conhecer nosso modo de vida. Escrevemos na nossa própria língua, já foram produzidos vários outros livros sobre a cultura Mbya e escrito por não indígenas e muitas vezes não falam a realidade das aldeias, por isso nós mesmos escrevemos nossa história, com nosso conhecimento.

Isso é importante para que o homem branco conheça a nossa versão da história, como vivemos e o que ensinamos para nossos filhos. Muitas vezes o homem branco acha que o índio é bicho do mato, que vive pelado na floresta, mas faz tempo que as coisas mudaram.

Hoje já estamos usando as coisas da cidade, vamos no mercado, no médico, usamos celular e nem por isso deixamos de ser índios.

Nos preocupamos em ensinar para as crianças as tradições da nossa gente e esse livro vai deixar registrado para que todo mundo conheça, inclusive o homem branco. Isso pode contribuir para a preservação da nossa língua e do nosso conhecimento e ficará registrado para sempre.

Francisco Moreira Alves (Kuaray)"

E-book: Segurança e Ética na Internet em Quadrinhos

Este livro é composto por uma série de histórias em quadrinhos elaboradas pela turma de Iniciação Profissional ‘’Habilidades do Futuro’’, do SENAI de Sombrio/SC, curso realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Sombrio/SC.

Esta iniciativa conta com disciplinas como Tecnologia e Robótica, Introdução à Programação de Jogos Digitais, Computação Básica, Empreendedorismo e Ética Profissional, entre outras. O curso acontece duas vezes por semana e possui duração de um semestre.

As histórias em quadrinhos foram resultado de uma atividade da disciplina de Empreendedorismo e Ética Profissional.

Os estudantes foram responsáveis pelos roteiros das histórias, utilizando o website Make Beliefs Comix para compor as histórias em quadrinhos.

Make Beliefs Comix foi fundado por Bill Zimmerman em 2006, com o objetivo de permitir um ambiente para criação de histórias em quadrinhos totalmente gratuito, podendo ser utilizado tanto por propósitos educacionais quanto apenas por diversão.

Google e UNESCO selecionaram o website como um dos mais inovadores do mundo em relação à promoção de alfabetização e leitura.

Este e-book é resultado de uma parceria com o SESI/SENAI Criciúma e Make Beliefs Comix.

 

Circuit Wars

Download here the electronic circuit simulator in addition to Circuit Warz.

Circuit Warz - Re-imagining Engineering Education

The digital game Circuit Warz was developed at the University of Ulster, Northern Ireland, produced by the team of Professor Michael Callaghan. The existing partnership between RExLab, and the research group coordinated by Professor Callaghan gave the RExLab team the opportunity to translate the game into Portuguese, which is now available for download in order to capture users' opinions about the game.

The game is set in the near future when Earth is under imminent threat of alien invasion. As the alien ship approaches, it passes the Earth's last line of defense, a laser installation on the Moon. The laser is about to shoot and destroy the aliens when it is sabotaged and has malfunction.

The player/engineer must solve a series of increasingly difficult puzzles through the practical application of circuit theory under severe time constraints to fix the generator to fire the laser and save the planet from destruction. The game has seven levels increasingly difficult to complete, based on fundamental electronic and electrical circuits typically found in first year undergraduate engineering courses.

  • Information

en_USEnglish
pt_BRPortuguese (Brazil) en_USEnglish