Teoria Geral de Sistemas : em busca da interdisciplinaridade

O grande desafio encontrado, a princípio, pode ser resumido da seguinte forma: como deveria ser apresentada a TGS aos estudantes neste início de século XXI, já que a primeira e, ainda, a maior referência é o livro homônimo de seu criador, Bertalanffy, escrito na metade do século passado e, portanto, antes da grande explosão científico-tecnológica dos últimos cinquenta anos? Para mim, ficou evidente a oportunidade de destacar a contemporaneidade das ideias do mestre; e não poderia deixar escapá-la. Então, este livro é o resultado da experiência adquirida em debates em classe ao longo desses doze anos, o qual submeto agora à apreciação de um público maior, na esperança de obter um retorno crítico que contribua mais ainda para a consolidação dos princípios que norteiam a interdisciplinaridade da ciência.

João Bosco da Mota Alves

Aventuras em Pindorama

Livro de atividades gratuito voltado a alunos de ensino fundamental I - séries iniciais. Em um dia de praia, uma menina cava um buraco muito profundo e acaba caindo em Pindorama, um lugar mágico com criaturas fantásticas. Use a cabeça para desvendar mistérios, e  encontrar soluções para ajudar a menina a voltar para casa! Personagens como Cuca, Borboletinha, a sereia Iara, Saci, e muito mais, participam desta história. Disponível em Português, Inglês e Espanhol, em formato audiolivro e em formato amigável com disléxicos.  O livro é disponibilizado online, mas você pode imprimir para usar com seus alunos. Não pode ser comercializado, mas pode ser disponibilizado gratuitamente.

Isabela Nardi da Silva

Minidicionário ilustrado mbya guarani

Historicamente os povos indígenas sofreram um processo de aculturação, miscigenação e marginalização. Em meio a inúmeros problemas, esses povos cada vez menos têm o hábito de falar a língua originária de sua tribo, porém, muitas lideranças indígenas buscam alternativas para amenizar a perda cultural que vêm passando. Assim, esse projeto foi desenvolvido em parceria com a Tribo Nhu Porã, da etnia Mbya Guarani, situada no município de Torres-RS. Teve como objetivo contribuir para a preservação da língua guarani falada na comunidade, por meio da criação de um minidicionário ilustrado. O trabalho foi realizado junto aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da escola da aldeia, em parceria com o professor indígena que ministra a disciplina de Arte e Cultura Guarani. Foram executadas oficinas teórico/práticas onde os alunos fizeram ilustrações a partir de conteúdos artísticos e culturais da tribo e posteriormente foi feito o registro da grafia em guarani e português. Assim, esse minidicionário poderá ser usado como ferramenta de estudos para a execução das aulas de Arte e Cultura Guarani da escola da comunidade, podendo contribuir para a documentação/preservação da língua mãe da tribo. Espera-se fomentar o uso e valorização da língua guarani entre os alunos e familiares da aldeia bem como o reconhecimento desses saberes por parte dos não indígenas.

E-book: História Ilustrada - Relatos da Cultura e História Mbya Guarani sob a Ótica Indígena

"Meu nome em Guarani Mbya é Kuaray e em português é Francisco Moreira Alves, moro aqui na aldeia Nhu Porã e sou professor. Vou contar como começou este trabalho. Aqui na aldeia tem muitas pessoas e crianças que estudam e aprendem o português. Por isso fizemos esse livro contando sobre nosso modo de vida, os alunos que fizeram o desenho e escreveram a história nas duas línguas: mbya guarani e português.

Este livro foi produzido por nós mesmos, para nossa comunidade e para outras pessoas poder conhecer nosso modo de vida. Escrevemos na nossa própria língua, já foram produzidos vários outros livros sobre a cultura Mbya e escrito por não indígenas e muitas vezes não falam a realidade das aldeias, por isso nós mesmos escrevemos nossa história, com nosso conhecimento.

Isso é importante para que o homem branco conheça a nossa versão da história, como vivemos e o que ensinamos para nossos filhos. Muitas vezes o homem branco acha que o índio é bicho do mato, que vive pelado na floresta, mas faz tempo que as coisas mudaram.

Hoje já estamos usando as coisas da cidade, vamos no mercado, no médico, usamos celular e nem por isso deixamos de ser índios.

Nos preocupamos em ensinar para as crianças as tradições da nossa gente e esse livro vai deixar registrado para que todo mundo conheça, inclusive o homem branco. Isso pode contribuir para a preservação da nossa língua e do nosso conhecimento e ficará registrado para sempre.

Francisco Moreira Alves (Kuaray)"

E-book: Segurança e Ética na Internet em Quadrinhos

Este livro é composto por uma série de histórias em quadrinhos elaboradas pela turma de Iniciação Profissional ‘’Habilidades do Futuro’’, do SENAI de Sombrio/SC, curso realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Sombrio/SC.

Esta iniciativa conta com disciplinas como Tecnologia e Robótica, Introdução à Programação de Jogos Digitais, Computação Básica, Empreendedorismo e Ética Profissional, entre outras. O curso acontece duas vezes por semana e possui duração de um semestre.

As histórias em quadrinhos foram resultado de uma atividade da disciplina de Empreendedorismo e Ética Profissional.

Os estudantes foram responsáveis pelos roteiros das histórias, utilizando o website Make Beliefs Comix para compor as histórias em quadrinhos.

Make Beliefs Comix foi fundado por Bill Zimmerman em 2006, com o objetivo de permitir um ambiente para criação de histórias em quadrinhos totalmente gratuito, podendo ser utilizado tanto por propósitos educacionais quanto apenas por diversão.

Google e UNESCO selecionaram o website como um dos mais inovadores do mundo em relação à promoção de alfabetização e leitura.

Este e-book é resultado de uma parceria com o SESI/SENAI Criciúma e Make Beliefs Comix.

 

Histórias em Quadrinhos: Bandeirinha (6 edições)

Olá! Seja bem-vindo ao primeiro capítulo da nova saga de Bandeirinha e sua turma!
Espero que ao longo desta história possamos aprender muitas coisas a respeito dos atuais valores da sociedade, das conseqüências de ações agressivas e impensadas contra a natureza, e do olhar que precisamos adotar com relação a nós mesmos e ao planeta em que vivemos.

O Projeto Bandeirinha nasceu em Outubro de 2008, após eu participar de um evento cujo tema era o meio ambiente. Esse evento me inspirou a tentar fazer a minha parte, de alguma forma, pelo nosso planeta.

Sempre acreditei que os games e os quadrinhos pudessem ser ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, por isso resolvi criar um projeto voltado para educação ambiental. Inicialmente, pretendia trabalhar apenas em um game, mas com o tempo optei por deixar o projeto sem uma mídia definida, para que eu pudesse aproveitá-lo da melhor forma possível.

Quando comecei a produzir os quadrinhos do Bandeirinha, não poderia imaginar o
quão longe ele poderia me levar. Depois dele vieram outros trabalhos, outros personagens...

Participações em vários projetos, menções na Revista Mundo dos Super Heróis e até mesmo um Troféu Ângelo Agostini em 2017 (como roteirista de Protocolo: A Ordem, eleita o Melhor Lançamento Independente de 2016)!!

Espero que você goste da saga de Bandeirinha e seus amigos! E caso queira fornecer
algum feedback após a leitura, basta enviar um e-mail ou postar no meu blog! A porta está sempre aberta!!

Thiago Silva

Circuit Wars

Baixe aqui o simulador de circuitos eletrônicos complementar ao Circuit Warz.

Circuit Warz - Re-imagining Engineering Education

O jogo digital Circuit Warz foi desenvolvido na Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, produzido pela equipe do Prof. Michael Callaghan. A parceria já existente entre o RExLab, e o grupo de pesquisas coordenado pelo Prof. Callaghan, deu a oportunidade de que a equipe do RExLab realizasse a tradução do jogo para português, que agora é disponibilizado para download, a fim de, buscar captar a opinião de usuários sobre o jogo.

O jogo está definido no futuro próximo quando a Terra está sob ameaça iminente de invasão de alienígenas. À medida que o navio alienígena se aproxima, passa a última linha de defesa da Terra, uma instalação a laser na Lua. O laser está prestes a disparar e destruir os alienígenas quando é sabotado e mau funcionamento.

O jogador/engenheiro deve resolver uma série de quebra-cabeças cada vez mais difíceis através da aplicação prática da teoria do circuito sob severas restrições de tempo para consertar o gerador para disparar o laser e salvar o planeta da destruição. O jogo tem sete níveis cada vez mais difíceis de completar, com base em circuitos eletrônicos e elétricos fundamentais encontrados tipicamente nos cursos de engenharia de primeiro ano de graduação.

  • Informações

pt_BRPortuguese (Brazil)
en_USEnglish pt_BRPortuguese (Brazil)