Sessão Dirigida sobre Laboratórios Remotos na COBENGE 2016

A sessão dirigida “Laboratórios Remotos no Ensino de Engenharia“, coordenada pelo professor Gustavo Alves Ribeiro (ISEP/IPP, Porto) e relatada pelo professor Juarez Bento da Silva (UFSC) aconteceu nesta quarta-feira (28/09) no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). O evento está sendo realizado de 27 a 30 de setembro de 2016 em Natal – RN, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

O evento reúne diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos de engenharias, representantes de conselhos, de entidades, de empresas e de organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na temática do evento.

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Projeto TEIA é iniciado no Balneário Arroio do Silva

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Na última segunda-feira (29/08), foi realizada a primeira aplicação do TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem, novo projeto que visa inovação social através do ensino de empreendedorismo para estudantes de escolas públicas, na escola EEB Apolônio Ireno Cardoso, pertencente ao município Balneário Arroio do Silva – SC. O ensino de empreendedorismo se dá pela prática de atividades como palestras e oficinas mediadas pelo uso de tecnologia.

O projeto, que já havia sido implantado para estudantes do Instituto Federal Catarinense, em Sombrio – SC, há três semanas, pretende incentivar estudantes a desenvolver suas melhores habilidades e ajudá-los a encontrar sua vocação. Apesar de contemplar estudantes dos anos concluintes do ensino médio, o projeto possui um público-alvo extenso, e seus integrantes pretendem aplicar o TEIA para estudantes do ensino fundamental I e II.

RExLab realiza capacitação para professores de Balneário Arroio do Silva

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Na última quarta-feira, dia 24/08, foi realizada uma capacitação para professores da Escola Municipal Jardim Atlântico. A capacitação, que faz parte do projeto Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas para Integração de Tecnologias Inovadoras de Baixo Custo na Educação Básica da Rede Pública de Ensino, foi oferecida na Unidade Mato Alto do Centro Araranguá da UFSC.

Esta foi uma capacitação de primeiro nível, na qual docentes foram apresentados ao básico de Libre Office, aprendendo a criar uma avaliação e uma apresentação de slides sobre o conteúdo que ensinam.

A capacitação contou com 22 professores, e haverá uma nova ação em setembro, a fim de capacitá-los a utilizar a plataforma MOODLE.

Professores participam de capacitação do Projeto VISIR +

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Nos dias 22 e 23 de agosto, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio (IFC) e Faculdade SATC participaram de atividades de capacitação promovidas pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab/UFSC). Estas ações fazem parte da Training Action 2 do projeto “VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR”, e visam a disseminação da plataforma nos países da América Latina.

A capacitação foi conduzida pelos professores portugueses Manuel Felgueiras, Natercia Lima, Maria Arcelina Marques e Ricardo da Costa, do Instituto Politécnico do Porto, que junto à pesquisadora argentina María Isabel Pozzo,  do Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación, apresentaram aos docentes brasileiros a plataforma VISIR, um laboratório remoto para ensino de circuitos. Este laboratório permite que alunos manipulem através da internet um conjunto de componentes eletrônicos reais, e utilizem instrumentos como gerador de funções, multímetro e fonte para a elaboração de circuitos.

Os pesquisadores ainda realizaram visitas ao IFC, em Sombrio, e à Faculdade SATC em Criciúma, que são parceiros associados à UFSC no projeto, com o intuito de estreitar o relacionamento entre as instituições.

O  VISIR+ é um projeto que contempla a instalação e utilização de laboratórios remotos VISIR em universidades do Brasil e Argentina em parceria com universidades de Portugal, Espanha, Áustria e Suécia, e é apoiado pelo programa Erasmus+ da União Européia.

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Palestra – Projeto VISIR +

Estaremos recebendo docentes de Portugal e Argentina para evento no âmbito do projeto VISIR+ (Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR), apoiado pelo Programa Erasmus da Comunidade Europeia.
Assim, gostaríamos de convidá-los para participação dos eventos da agenda apresentada a seguir, e solicitar se possível, a confirmação até o dia 19/08 (sexta-feira) para o email juarez.b.silva@ieee.org com dados (nome completo, CPF, email e instituição) para fins de confecção de certificado.

Agenda:
22/08 – Segunda-Feira
– 09h00 – 10h15 – Palestra: Utilização de tecnologia no ensino de Física e Circuitos Elétricos.
23/08 – Terça-Feira
– 09h30 – 10h45 – Palestra: Implementação Didática utilizando a plataforma VISIR.
Local: UFSC Araranguá. Unidade Mato Alto, Sala 201.

Palestrantes:
Profa. Natercia Maria Pereira Machado Lima
Profa. Maria Arcelina Marques.
Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Prof. Ricardo Jorge Guedes da Silva Nunes da Costa
Prof. Manuel Carlos Malheiro de Carvalho Felgueiras.
Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
María Isabel Pozzo
IRICE (Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación)-CONICET (Centro Científico Tecnológico) de Rosário, Argentina.

Ajude o projeto TEIA a chegar em Berlim!

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Para revolucionar a educação básica, o projeto TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem), do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da UFSC, participa de uma votação na internet para concorrer a um fomento do fundo BeDream, que busca nove projetos inspiradores para auxílio e realização. Um dos prêmios dados pelo fundo é uma viagem a Berlim, onde os participantes apresentarão o projeto. Link para votação: http://fund.bedream.me/projects/603 (para votar, é necessário criar uma conta na BeDream). Ajude o TEIA  a alcançar esta conquista!

O TEIA visa estimular o desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da criatividade por meio do uso de tecnologia. Neste piloto, o RExLab pretende abranger estudantes concluintes da educação básica na rede pública, após depoimentos de professores sobre a baixa autoestima de seus estudantes.

“Faculdade não é pra mim, nunca vou conseguir entrar”;

“Faculdade é coisa de rico, vou concluir a escola, casar e ter filhos”;

“O edifício da faculdade é bonito demais, nunca vou poder estudar aí”;

“Meus pais são pobres e não puderam cursar, o fruto não cairá longe do pé”.

Os integrantes do projeto perceberam a necessidade de desenvolver soluções que motivem estes estudantes, de forma que estes percebam que podem ser capazes de traçar seus próprios destinos, bem como de melhorar o ambiente onde estão situados.
A iniciativa é gratuita e conta com 10 encontros no contraturno escolar. Também prevê atividades que estimulem contato com tecnologia, criatividade, pró-atividade, trabalho colaborativo e desenvolvimento de novos projetos que possam impactar positivamente a sociedade. Ao final dos encontros, conta com aplicação de inquéritos para verificar o impacto e a realização de uma mostra aberta ao público para apresentação do trabalho desenvolvido.

Defesas de Mestrado Caroline Porto e Priscila Nicolete

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Convidamos para as sessões públicas de Defesa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) de membros do RExLab que acontecerão amanhã:

Aluna: Caroline Porto Antonio
Orientador: Juarez Bento da Silva
Coorientador: João Bosco da Mota Alves
Data: 03/06/2016
Horário: 09h30min
Local: UFSC – Unidade Mato Alto , Sala 201
TítuloMundos Virtuais 3D Integrados à Experimentação Remota: Aplicação no Ensino de Ciências

Aluna: Priscila Cadorin Nicolete
Orientador: Juarez Bento da Silva
Coorientadora: Simone Meister Sommer Bilessimo
Data: 03/06/16
Horário: 14:00
Local: APUFSC – Rua Flores de Laranjeira, 846 – Sala 01
Residencial Cesca Dagostin – Jardim das Avenidas – Araranguá/SC
TítuloIntegração de tecnologia na Educação Básica: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE) um estudo de caso

 

Para mais informações acesse http://ppgtic.ufsc.br/category/defesas/ 

RExLab na 17ª WRNP

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O Workshop RNP (WRNP) é um evento anual promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 1999. O evento é dedicado a aplicações avançadas e redes acadêmicas de alto desempenho. A realização do WRNP acontece em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), que reúne a elite da comunidade de redes no país e grupos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nesta edição, que ocorre em Salvador – BA, o RExLab participa através do GT-MRE, o Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel, apresentando o desenvolvimento do projeto, o qual propõe um sistema de experimentação remota, integrado a dispositivos móveis, que permite trabalhar com sistemas físicos reais através da internet. O projeto é apoiado pela RNP através do Programa de P&D Temático, na área de Educação à Distância.

Lançamento do aplicativo Araranguá na Palma da Mão

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Aconteceu hoje (13/04/2016) o lançamento oficial do aplicativo Araranguá na Palma da Mão, em uma apresentação direcionada para autoridades e a mídia da região. O guia turístico digital, desenvolvido pelo RExLab em parceria com a Subsecretaria de Turismo de Araranguá e a Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult) foi apresentado por Josiel Pereira e Karen Lotthammer, responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo.

O evento contou com a presença do Prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, da diretora de turismo do município, Danielle Leite Ferreira, Sandro Ramos, da Subsecretaria de Comunicação de outras autoridades ligadas às Subsecretarias de Turismo, de Comunicação e de Cultura. Participaram ainda jornalistas de diversos veículos de comunicação da região, incluindo canais de televisão, revistas, jornais e rádios.

O aplicativo está disponível para download gratuito na Play Store, e é compatível com dispositivos Android.

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Projeto block.ino vence a Campus Mobile

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O projeto block.ino, desenvolvido por José Pedro Schardosim Simão, João Paulo Cardoso de Lima e Lucas Mellos Carlos, membros do RExLab, foi vencedor da categoria Educação na 4ª edição do programa Campus Mobile. O programa, promovido pelo Instituto Embratel Claro e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo ” incentivar jovens talentos a buscarem soluções criativas e inovadoras para problemas que os rodeiam”. Os estudantes ganharam, assim como os vencedores da categoria Facilidades, uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

O aplicativo desenvolvido no projeto está disponível para download na Google Play.