Teoria Geral de Sistemas : em busca da interdisciplinaridade

O grande desafio encontrado, a princípio, pode ser resumido da seguinte forma: como deveria ser apresentada a TGS aos
estudantes neste início de século XXI, já que a primeira e, ainda, a maior referência é o livro homônimo de seu criador, Bertalanffy,
escrito na metade do século passado e, portanto, antes da grande explosão científico-tecnológica dos últimos cinquenta anos? Para
mim, ficou evidente a oportunidade de destacar a contemporaneidade das ideias do mestre; e não poderia deixar escapá-la. Então, este livro
é o resultado da experiência adquirida em debates em classe ao longo desses doze anos, o qual submeto agora à apreciação de um público
maior, na esperança de obter um retorno crítico que contribua mais ainda para a consolidação dos princípios que norteiam a
interdisciplinaridade da ciência.

João Bosco da Mota Alves

E-book: História Ilustrada - Relatos da Cultura e História Mbya Guarani sob a Ótica Indígena

"Meu nome em Guarani Mbya é Kuaray e em português é Francisco Moreira Alves, moro aqui na aldeia Nhu Porã e sou professor. Vou contar como começou este trabalho. Aqui na aldeia tem muitas pessoas e crianças que estudam e aprendem o português. Por isso fizemos esse livro contando sobre nosso modo de vida, os alunos que fizeram o desenho e escreveram a história nas duas línguas: mbya guarani e português.

Este livro foi produzido por nós mesmos, para nossa comunidade e para outras pessoas poder conhecer nosso modo de vida. Escrevemos na nossa própria língua, já foram produzidos vários outros livros sobre a cultura Mbya e escrito por não indígenas e muitas vezes não falam a realidade das aldeias, por isso nós mesmos escrevemos nossa história, com nosso conhecimento.

Isso é importante para que o homem branco conheça a nossa versão da história, como vivemos e o que ensinamos para nossos filhos. Muitas vezes o homem branco acha que o índio é bicho do mato, que vive pelado na floresta, mas faz tempo que as coisas mudaram.

Hoje já estamos usando as coisas da cidade, vamos no mercado, no médico, usamos celular e nem por isso deixamos de ser índios.

Nos preocupamos em ensinar para as crianças as tradições da nossa gente e esse livro vai deixar registrado para que todo mundo conheça, inclusive o homem branco. Isso pode contribuir para a preservação da nossa língua e do nosso conhecimento e ficará registrado para sempre.

Francisco Moreira Alves (Kuaray)"

E-book: Segurança e Ética na Internet em Quadrinhos

Este livro é composto por uma série de histórias em quadrinhos elaboradas pela turma de Iniciação Profissional ‘’Habilidades do Futuro’’, do SENAI de Sombrio/SC, curso realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Sombrio/SC.

Esta iniciativa conta com disciplinas como Tecnologia e Robótica, Introdução à Programação de Jogos Digitais, Computação Básica, Empreendedorismo e Ética Profissional, entre outras. O curso acontece duas vezes por semana e possui duração de um semestre.

As histórias em quadrinhos foram resultado de uma atividade da disciplina de Empreendedorismo e Ética Profissional.

Os estudantes foram responsáveis pelos roteiros das histórias, utilizando o website Make Beliefs Comix para compor as histórias em quadrinhos.

Make Beliefs Comix foi fundado por Bill Zimmerman em 2006, com o objetivo de permitir um ambiente para criação de histórias em quadrinhos totalmente gratuito, podendo ser utilizado tanto por propósitos educacionais quanto apenas por diversão.

Google e UNESCO selecionaram o website como um dos mais inovadores do mundo em relação à promoção de alfabetização e leitura.

Este e-book é resultado de uma parceria com o SESI/SENAI Criciúma e Make Beliefs Comix.

 

Histórias em Quadrinhos: Bandeirinha (6 edições)

Olá! Seja bem-vindo ao primeiro capítulo da nova saga de Bandeirinha e sua turma!
Espero que ao longo desta história possamos aprender muitas coisas a respeito dos atuais valores da sociedade, das conseqüências de ações agressivas e impensadas contra a natureza, e do olhar que precisamos adotar com relação a nós mesmos e ao planeta em que vivemos.

O Projeto Bandeirinha nasceu em Outubro de 2008, após eu participar de um evento cujo tema era o meio ambiente. Esse evento me inspirou a tentar fazer a minha parte, de alguma forma, pelo nosso planeta.

Sempre acreditei que os games e os quadrinhos pudessem ser ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, por isso resolvi criar um projeto voltado para educação ambiental. Inicialmente, pretendia trabalhar apenas em um game, mas com o tempo optei por deixar o projeto sem uma mídia definida, para que eu pudesse aproveitá-lo da melhor forma possível.

Quando comecei a produzir os quadrinhos do Bandeirinha, não poderia imaginar o
quão longe ele poderia me levar. Depois dele vieram outros trabalhos, outros personagens...

Participações em vários projetos, menções na Revista Mundo dos Super Heróis e até mesmo um Troféu Ângelo Agostini em 2017 (como roteirista de Protocolo: A Ordem, eleita o Melhor Lançamento Independente de 2016)!!

Espero que você goste da saga de Bandeirinha e seus amigos! E caso queira fornecer
algum feedback após a leitura, basta enviar um e-mail ou postar no meu blog! A porta está sempre aberta!!

Thiago Silva

Circuit Wars

Baixe aqui o simulador de circuitos eletrônicos complementar ao Circuit Warz.

Circuit Warz - Re-imagining Engineering Education

O jogo digital Circuit Warz foi desenvolvido na Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, produzido pela equipe do Prof. Michael Callaghan. A parceria já existente entre o RExLab, e o grupo de pesquisas coordenado pelo Prof. Callaghan, deu a oportunidade de que a equipe do RExLab realizasse a tradução do jogo para português, que agora é disponibilizado para download, a fim de, buscar captar a opinião de usuários sobre o jogo.

O jogo está definido no futuro próximo quando a Terra está sob ameaça iminente de invasão de alienígenas. À medida que o navio alienígena se aproxima, passa a última linha de defesa da Terra, uma instalação a laser na Lua. O laser está prestes a disparar e destruir os alienígenas quando é sabotado e mau funcionamento.

O jogador/engenheiro deve resolver uma série de quebra-cabeças cada vez mais difíceis através da aplicação prática da teoria do circuito sob severas restrições de tempo para consertar o gerador para disparar o laser e salvar o planeta da destruição. O jogo tem sete níveis cada vez mais difíceis de completar, com base em circuitos eletrônicos e elétricos fundamentais encontrados tipicamente nos cursos de engenharia de primeiro ano de graduação.

  • Informações

pt_BRPortuguese (Brazil)
en_USEnglish pt_BRPortuguese (Brazil)