March 28, 2018

Sobre

A Experimentação Remota é uma área de pesquisa que visa ampliar a capacidade humana para além de seus limites, utilizando os recursos da Internet e de outros meios tecnológicos capazes de prover acesso remoto, possibilitando o compartilhamento de recursos de um modo geral. Em outras palavras, é possível operar-se um equipamento remotamente, ou seja, de um local distante do mesmo.

A partir deste conceito surgiu em 1997 o RExLab, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conta atualmente com uma rede de 12 Universidades (RexNet) em 5 diferentes países. Um de seus objetivos é atender a necessidade de apropriação social da ciência e da tecnologia, popularizando conhecimentos científicos e tecnológicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras científico-tecnológicas e buscar iniciativas que integrem a educação científica ao processo educacional promovendo a melhoria devido à atualização/modernização do ensino em todos os seus níveis, enfatizando ações e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade.


Missão

 

Gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, através de ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas científico-tecnológicas de Sistemas de Computação e Robôs Inteligentes, Sistemas de Conhecimento e Acessibilidade e Tecnologia, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade, e enfatizando ações remotas para a ampliação do alcance dos serviços prestados.


Visão

 

Pretendemos que o RExLab torne-se uma referência interna e externa, na Instituição, com reconhecimento nacional e internacional pela excelência de suas atividades no âmbito científico. Também vislumbramos para o RExLab que a partir da contribuição plena para o estreitamento dos laços entre a tecnologia e o aspecto social como todo, promova o avanço do conhecimento de seus membros para outras e variadas áreas de estudo, possibilitando então que o laboratório seja colocado como destaque institucional.


Valores

 

Esperamos obter no RExLab um clima de companheirismo e compreensão dentro do ambiente físico de pesquisa que possa agir como um fator facilitador, promovendo a colaboração conjunta e cooperação nos vários projetos desenvolvidos e em andamento, bem como o incentivo à participação em todos os ramos do laboratório. Consideramos valores essenciais no RExLab a liberdade de expressão; gestão participativa; respeito; co-responsabilidade; ética; transparência; cooperação e colaboração.

  • Informações

pt_BRPortuguese (Brazil)
en_USEnglish pt_BRPortuguese (Brazil)