Aula Magna do primeiro curso superior do IFSC Campus Tubarão

 

Nesta quinta, 09 de fevereiro, o professor João Bosco da Mota Alves ministrou uma Aula Magna ao curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  O curso é o primeiro de nível superior no Campus, e o único curso superior federal na região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

A aula sobre Teoria Geral de Sistemas tratou sobre a importância da interdisciplinaridade, e da relação do ambiente acadêmico com a sociedade. O professor ressaltou ainda a importância do processo de interiorização das intituições federais de ensino, que oportuniza formação pública de excelência fora dos grandes centros.

Com informações IFSC Tubarão.

Integrantes do RExLab têm trabalho publicado em livro internacional

Trabalho escrito pelos integrantes do Laboratório de Experimentação Remota Josi Zanette do Canto, Juarez Bento da Silva e Willian Rochadel é selecionado para compor o Livro de Atas/Anais do IV Congresso Internacional TIC e Educação como capítulo.

O trabalho foi um dos selecionados para integrar o livro que adicionalmente foi organizado com os artigos melhor classificados por parte da Comissão Científica do evento, no processo de revisão efetuado. Sob o título ‘Digital Technologies & Future School’, tema desta 4ª edição do ticEDUCA, pode-se acessar ao livro em http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369

Integrantes do RExLab têm projeto aprovado no programa Campus Mobile

capturar

A equipe RExLab fica feliz em anunciar que três de seus integrantes, as estudantes de Tecnologias da Informação e Comunicação Carinna Nunes Tulha e Isabela Nardi da Silva e o mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação Josiel Pereira, tiveram seu projeto aprovado na primeira etapa do programa Campus Mobile.

O programa Campus Mobile iniciou em 2011, estando em sua quarta edição. Foi criado pelo Instituto Embratel Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e com o apoio da Escola Politécnica da USP, visando atrair e formar talentos para o desenvolvimento de soluções inovadoras para dispositivos móveis.

O projeto desenvolvido pelos integrantes chama-se Blackout, um game integrado a um experimento remoto, cujo objetivo é configurar um circuito através de um cenário lúdico onde um circuito elétrico é análogo a um labirinto que o jogador deve percorrer.

Mais informações sobre o projeto em: https://www.youtube.com/watch?v=lZWkLvtLZz0

Integrantes do RExLab apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

Nas últimas semanas, integrantes do RExLab apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

15320473_1182146358540134_2109054091_n

A acadêmica Isabela Nardi da Silva com os membros da banca: a orientadora Dra Simone Bilessimo e os membros da banca Dr Paulo César Leite Esteves e Dra Andrea Cristina Trierweiller

No dia 01/12, a formanda em Tecnologias da Informação e Comunicação Isabela Nardi da Silva apresentou seu trabalho, denominado “Impacto da aplicação de tecnologia no ensino de empreendedorismo para estudantes concluintes da educação básica na rede pública”, tendo como orientadora a professora Dra Simone Meister Sommer Bilessimo.

15356956_1187821051305998_1715038284_n

As acadêmicas Andréia Panchera Schneider e Carinna Nunes Tulha com os membros da banca: a orientadora Dra Simone Bilessimo e os membros da banca Dr Giovanni Lunardi e MSc Priscila Nicolete

No dia 02/12, as estudantes de Tecnologias da Informação e Comunicação Andréia Panchera Schneider e Carinna Nunes Tulha apresentaram seu trabalho, chamado “Percepção da usabilidade do moodle como ferramenta para o ensino de ciências baseado em investigação”, também orientadas pela professora Dra Simone Meister Sommer Bilessimo.

15409436_1193978794023557_405258160_o

O acadêmico João Paulo Cardoso de Lima com os membros da banca: o orientador Dr Juarez Bento da Silva e os membros da banca Dr João Bosco da Mota Alves e Dr Paulo Manoel Mafra

No dia 09/12, o formando de Engenharia da Computação João Paulo Cardoso de Lima apresentou seu trabalho “Desenvolvimento de servidores para laboratórios remotos baseado no paradigma de dispositivos inteligentes”, orientado pelo professor Juarez Bento da Silva.

RExLab realiza capacitação para professores

img_1600

No último sábado (26/11), o Laboratório de Experimentação Remota realizou uma capacitação para os docentes da EEB Jardim Atlântico, localizada no município de Balneário Arroio do Silva/SC. A capacitação, que ocorreu durante os períodos matutino e vespertino, e foi localizada na unidade do Mato Alto da UFSC – Centro Araranguá, visou ensinar conceitos sobre o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Os professores que presenciaram a capacitação são participantes dos projetos do RExLab. A partir do aprendizado adquirido através das atividades dos projetos, docentes poderão aplicar estas tecnologias a suas aulas, onde aprimorarão a aprendizagem de seus alunos.

É realizada a Feira e Cerimônia de Encerramento do Projeto TEIA

70a1814d-f207-442b-9d18-37db609e2502

Na última segunda-feira (07/11), foi realizada a Feira e Cerimônia de Encerramento do Projeto TEIA. O Projeto, que foi aplicado para estudantes dos anos concluintes do ensino médio da EEB Apolônio Ireno Cardoso, localizada no município de Balneário Arroio do Silva/SC, possui como objetivo ensinar práticas empreendedoras para estudantes da educação básica, com a finalidade de incentivá-los a desenvolverem o pensamento criativo e a inovação, para que assim sejam capazes de criar soluções para problemas de sua comunidade.

O TEIA se dá através de oficinas e palestras oferecidas gratuitamente para os estudantes envolvidos, por meio das quais estes unem-se em grupos e desenvolvem projetos referentes a problemas da comunidade ou escola, ou planejam um negócio. A finalização das oficinas é sucedida por uma feira expositiva, onde os estudantes demonstram seus projetos para a comunidade, e depois uma cerimônia onde são entregues certificados das oficinas.

Link para o vídeo com depoimento dos alunos participantes do Projeto TEIA: https://www.youtube.com/watch?v=EeDSJKgtzmw

Bolsistas RExLab do ensino médio aplicam TIC em sala de aula

14614498_1081794341937258_157444117_o

Na última sexta-feira (07/10), estudantes do ensino médio da E.E.B Apolônio Ireno Cardoso, situada no município de Balneário Arroio do Silva/SC, aplicaram tecnologias digitais em sala de aula a turmas de 4º e 5º anos, na disciplina de matemática.

Os estudantes do ensino médio recebem bolsas PIBIC/EM, provindas de um programa de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de promover a iniciação científica desde a educação básica.

Alunos do RExLab apresentam trabalhos no VIII Sulcomp

Os alunos do bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação Isabela Nardi da Silva e Lucas Mellos Carlos e o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) Josiel Pereira, membros do RExLab, apresentaram trabalhos no VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação, o Sulcomp, promovido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de 28 a 30 de setembro em Criciúma, SC.

14502870_1177870665621121_3916416311955540564_n

Foi apresentado na modalidade oral o seguinte artigo completo:

  • Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota –  José Pedro Schardosim Simão, Josiel Pereira, Isabela Nardi da Silva, Juarez Bento da Silva, e João Bosco da Mota Alves

Foram apresentados na modalidade poster os trabalhos abaixo:

  • Estratégia de Integração de Robótica e Dispositivos Móveis no ensino básico em escolas públicas –  Isabela Nardi da Silva, Karen Schmidt Lotthammer, Carinna Nunes Tulha e Andréia Panchera Schneider
  • block.ino: Um aplicativo com acesso a laboratório remoto de desenvolvimento em Arduino – Lucas Mellos Carlos,  João Paulo de Lima, José Pedro Schardosim Simão,  Juarez Bento da Silva

Mais informações sobre o evento e a programação podem ser encontradas no site do Sulcomp.

Sessão Dirigida sobre Laboratórios Remotos na COBENGE 2016

A sessão dirigida “Laboratórios Remotos no Ensino de Engenharia“, coordenada pelo professor Gustavo Alves Ribeiro (ISEP/IPP, Porto) e relatada pelo professor Juarez Bento da Silva (UFSC) aconteceu nesta quarta-feira (28/09) no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). O evento está sendo realizado de 27 a 30 de setembro de 2016 em Natal – RN, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

O evento reúne diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos de engenharias, representantes de conselhos, de entidades, de empresas e de organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na temática do evento.

0